dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Pêssego    
Pêssego atinge 30t de produtividade em SP
Plantação deve estar localizada próxima a mercado para comercialização, pois fruta tem curta vida útil após colheita
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
21/06/2013

Com o plantio adequado, colheita no momento certo e cultivares adequadas para cada região, o pêssego pode alcançar boa produtividades que podem chegar a 30t por hectare. Entre os cuidados principais, está o manejo de pragas e doenças, como a ferrugem ou ainda a proximidade do mercado, já que a vida útil da fruta é curta após a colheita. Segundo Sarita Leonel, professora da área de fruticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, o pêssego é, tradicionalmente, uma planta de clima temperado, ou seja, de regiões frias.

— No Estado de São Paulo, temos algumas regiões de clima subtropical, onde o pessegueiro tem sido cultivado com sucesso — afirma a professora.
 
Ela conta que o pessegueiro tem um elenco de muitas cultivares disponíveis. Existem algumas, em São Paulo, oriundas do programa de melhoramento genético do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Essas são menos exigentes por períodos de frio. 

— Os pêssegos douradão e dourado 2, por exemplo, apresentaram bons resultados nas nossas condições. Tivemos produtividade entre 25t e 30t por hectare — diz Sarita.

De acordo com ela, o plantio de espécies perenes deve ser feito em regiões que tenham disponibilidade de água ou irrigação para que haja um bom pegamento das mudas. Se a região não for sujeita à geada, o plantio pode ser feito o ano todo.

— Às vezes, os produtores não têm disponibilidade de água para irrigação ou se encontram em uma região mais fria que possa estar sujeita à geada. A época ideal de plantio pode coincidir com a época de plantio de culturas anuais. Nesse caso, recomendamos o período primavera/verão — explica.

Na região de São Paulo, a professora conta que o pessegueiro sofre uma doença séria: a ferrugem. Ela provoca uma intensa queda de folhas e, com isso, a planta perde bastante em produção de frutos. Portanto, o manejo dessa doença é muito importante.

— Em igualdade de importância, está a mosca-das-frutas e a mariposa oriental, uma praga que entra pelos ramos do ponteiro e causa prejuízo também aos frutos. O manejo da ferrugem deve ser feito com produtos químicos alternados e com rotação de princípio ativo, como o cobre associado a algum outro produto — orienta.

Já em relação à mosca e à mariposa, Sarita afirma que o controle recomendado é a utilização de armadilhas alimentares e a base de ferormônio sexual, produtos químicos ou técnica de disseminação de macho estéril.

— A colheita do pessegueiro é manual. Os frutos devem se colhidos com o pedaço do pedúnculo para que não haja apodrecimento. Ele é uma fruta climatérica, mas precisa estar em um estágio de desenvolvimento que não seja totalmente verde. Além disso, é uma fruta que apresenta curta vida útil depois de colhida. Portanto, o mercado precisa estar razoavelmente próximo para a comercialização — orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp através do número (14) 3880-7100.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 7/12/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada